CARTA DE INTENÇÕES
BERÇÁRIO 2019
As crianças aprendem desde
que nascem, porém de um modo próprio em cada idade e que pode ser por meio da
memória, da fala, aptidões, conjunto de capacidades, enfim elas aprendem por
meio das experiências concretas de vida. Desse modo a criança aprende como
sujeito ativo e o professor é um dos protagonistas desse processo.
No processo de aprendizagem,
a cultura dentro do espaço escolar por sua vez deve ser apresentada nas suas
formas mais elaboradas para as crianças, logo o papel do professor mediador é
fundamental, pois o bom ensino não repete o que a criança já sabe e sim faz
avançar sendo colaborativo e desafiador.
Partindo desses pressupostos, ao longo deste ano letivo pretende-se
desenvolver um trabalho pedagógico que, prioritariamente, oportunize as
crianças vivências significativas e efetivas de aprendizagem, vivências estas
que motivem o encantamento e o interesse pelo aprender no contexto escolar e
colaborem efetivamente para a formação intelectual, cultural e emocional das
mesmas.
O nosso ponto de partida será por meio do projeto “Um Mundo de Texturas e
Sensações” que parte do princípio de que, através da exploração de diferentes
materiais, os pequenos ampliam a capacidade de expressão e conhecimento do
mundo, mas não descartaremos o que for de interesse do grupo. Assim sendo, é
relevante uma escuta apurada e um olhar empático dos educadores, concentrado às
múltiplas linguagens, na tentativa de estabelecer com cada educando uma
comunicação emocional capaz de certificar o que motiva o desenvolvimento de
cada um e do grupo.
Nesse sentido queremos oferecer as crianças da turma propostas que os
desafiem prioritariamente, a pensar, a refletir e agir, além disso,
possibilitando um exercício diário de realização de escolhas, de construção da
autonomia, de convívio com o outro e todos os desdobramentos que tais
experiências trazem consigo, respeito ao próximo e as adversidades da vida,
amor próprio, escolha, empatia, altruísmo, enfim garantir os direitos de
aprendizagens das crianças e desenvolver as competências fundamentais para que
as mesmas se tornem cidadãos capazes de transformar o meio em que está
inserido, logo queremos crianças ativas e não meramente expectadoras, contudo a
parceria com a família nesse processo faz se necessário.
Nota se, que até o momento
há um grande interesse do grupo por músicas, roda de historia e brincadeiras
livres. E assim, as nossas propostas no decorrer do ano estará voltado também
para a exploração de todas as possibilidades que visam tal interesse. Contudo
toda e qualquer ação estará voltada para o desenvolvimento pleno e efetivo das
crianças.
Profª. Arlete, Edneia, Luanda e Marcela.
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