quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Carta de Intenções - Berçário


CARTA DE INTENÇÕES

BERÇÁRIO 2019

 

As crianças aprendem desde que nascem, porém de um modo próprio em cada idade e que pode ser por meio da memória, da fala, aptidões, conjunto de capacidades, enfim elas aprendem por meio das experiências concretas de vida. Desse modo a criança aprende como sujeito ativo e o professor é um dos protagonistas desse processo.

No processo de aprendizagem, a cultura dentro do espaço escolar por sua vez deve ser apresentada nas suas formas mais elaboradas para as crianças, logo o papel do professor mediador é fundamental, pois o bom ensino não repete o que a criança já sabe e sim faz avançar sendo colaborativo e desafiador.

Partindo desses pressupostos, ao longo deste ano letivo pretende-se desenvolver um trabalho pedagógico que, prioritariamente, oportunize as crianças vivências significativas e efetivas de aprendizagem, vivências estas que motivem o encantamento e o interesse pelo aprender no contexto escolar e colaborem efetivamente para a formação intelectual, cultural e emocional das mesmas.

O nosso ponto de partida será por meio do projeto “Um Mundo de Texturas e Sensações” que parte do princípio de que, através da exploração de diferentes materiais, os pequenos ampliam a capacidade de expressão e conhecimento do mundo, mas não descartaremos o que for de interesse do grupo. Assim sendo, é relevante uma escuta apurada e um olhar empático dos educadores, concentrado às múltiplas linguagens, na tentativa de estabelecer com cada educando uma comunicação emocional capaz de certificar o que motiva o desenvolvimento de cada um e do grupo.

Nesse sentido queremos oferecer as crianças da turma propostas que os desafiem prioritariamente, a pensar, a refletir e agir, além disso, possibilitando um exercício diário de realização de escolhas, de construção da autonomia, de convívio com o outro e todos os desdobramentos que tais experiências trazem consigo, respeito ao próximo e as adversidades da vida, amor próprio, escolha, empatia, altruísmo, enfim garantir os direitos de aprendizagens das crianças e desenvolver as competências fundamentais para que as mesmas se tornem cidadãos capazes de transformar o meio em que está inserido, logo queremos crianças ativas e não meramente expectadoras, contudo a parceria com a família nesse processo faz se necessário.

Nota se, que até o momento há um grande interesse do grupo por músicas, roda de historia e brincadeiras livres. E assim, as nossas propostas no decorrer do ano estará voltado também para a exploração de todas as possibilidades que visam tal interesse. Contudo toda e qualquer ação estará voltada para o desenvolvimento pleno e efetivo das crianças.
 
Profª. Arlete, Edneia, Luanda e Marcela.

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