quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Carta de Intenções - Infantil II A


Ola, vamos falar um pouco sobre o infantil IIA!

 
 
           
Nossa turma é composta por 23 crianças entre dois e três anos, embora as crianças tenham a mesma faixa etária é muito diferente entre si, cada uma apresenta uma necessidade de aprendizagem diferente e observando a turma percebemos que tem em comum o desenvolvimento da oralidade como interesse e necessidade, o brincar, a busca por desafios e superação de limites, a socialização, a convivência saudável em grupo. Autocontrole físico e emocional, a curiosidade e o interesse por músicas, contos, exploração dos objetos e ambientes, o gosto pela expressão artística com materiais e suportes variados. Estão sempre atentos a tudo o que acontece ao seu redor.
Estudando sobre o desenvolvimento infantil e o processo de ensino e aprendizagem das crianças pequenas, percebemos que ao longo de muitos anos, pesquisadores, educadores, cientistas e outros vêm estudando e pesquisando o desenvolvimento infantil e chegando a conclusão de que as crianças aprendem através de suas vivências, experiências, sensações através do que ouvem, observam e fazem. Cada vez que realizam algo aprendem mais sobre o que fazem e formas de melhorar o fazer. E isso acontece através do brincar. Brincando a criança tem suas vivências e experiências, ela brinca de viver de ser adulto, ser criança, cientista, explorador, professor, pai, mãe, animais e inúmeras possibilidades. Através do brincar ela resolve seus conflitos expressa suas vontades, aguça e atende sua curiosidade. Ser criança é ser vida em constante movimento de aprendizagem.
Sendo assim no processo ensino aprendizagem cabe ao professor mediar, observar, registrar, pesquisar, ser um estudioso não somente de livros e artigos mais de crianças, de gente e de espaço. Cabe se perguntar: Que tipo de aluno eu tenho? Quais as necessidades de aprendizagem que eles trazem? Quais materiais tenho e quais posso providenciar? Que espaço eu tenho para trabalhar? E é claro ouvir o que têm a dizer, o que sabem e o que podem ensinar, e algo indispensável no fazer pedagógico o registrar, mas não apenas registrar como organizar esses registros de forma de que possam ajudar no seu fazer pedagógico e aprimorar sua prática. E é indispensável aprender a ensinar através do brincar e aprender a brincar pois brincando se aprende e se ensina de forma lúdica e prazerosa para crianças e professores.
Nosso trabalho se baseia em propor atividades, ou seja, brincadeiras que venham ao encontro das necessidades e capacidades de aprendizagem das nossas crianças. É nessa hora que todo nosso estudo e observação entram em ação, procuramos propor e organizar atividades (brincadeiras) e ambientes agradáveis que os desafiem, que os convidem a aprender, a brincar, a viver e conviver socialmente, que possibilitem trocas de experiências, diálogos, risadas, reflexões, cuidados, cuidar e ser cuidado, compartilhar, se importar e é claro valorizar essas oportunidades.
Nossas intenções para este ano são: dentro da rotina escolar dosar a quantidade de movimento ação e calmaria propondo atividades de exploração e apreciação das coisas simples da vida e importantes para uma boa saúde física e mental, como o sol, o vento pôr entre os braços, as gotas de chuva no rosto, o ouvir, o silêncio.
Propor situações, vivências e experiências cotidianas que possibilitem nossos alunos a aprender a ser gratos, a ouvir o outro e se importar, a conversar e rir juntos, se ajudar, apreciar a companhia uns dos outros, mas também a sua companhia, que valorizem suas conquistas e aprendam com seus erros, respeitem a si mesmos e ao seu tempo, que se valorizem pelo que são: seres incríveis!
Oportunizar situações de contato com o meio ambiente e apreciação de fenômenos como a chuva, o sol, o vento, o silêncio e é claro a convivência e interação com os colegas. Respeitar o tempo de aprender e viver, valorizar cada conquista das crianças, os desafiar a ser criança, se sujar se molhar criar, correr, gritar, cantar, pular e também deitar debaixo das árvores e ficar observando os pássaros e o sol pôr entre as folhas das árvores no nosso jardim.
Empatia é o que queremos para nossa turminha, sentimento primordial pois conviver em harmonia com as pessoas que nos cercam requer mais do que apenas ser simpático e educado. Saber se colocar no lugar do outro é fundamental para agir com mais tolerância e, principalmente pensar no próximo verdadeiramente, pois ao agir dessa forma, as crianças adquirem hábitos e comportamentos que contribuem para uma convivência sadia e agradável em sociedade.
 
Somos gratos pela compreensão, confiança e colaboração com nosso trabalho. Estamos sempre a disposição para quaisquer esclarecimentos que se faça necessário.
 
Profª. Marina, Geovana, Valquíria e Marcia

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