quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Carta de Intenções - Infantil IIB



Carta de Intenções - Infantil IIB

Educadoras: Ângela, Ariane, Cida, Marli e Rose                      

Olá, tudo bem?

Nossa turma é composta por 22 crianças, sendo nove meninas e 13 meninos. Observando as necessidades de nossas crianças, pretendemos ao longo do ano trabalhar alguns pontos que julgamos necessários. Aproveitando a curiosidade das crianças desde a tenra idade por tudo que os cercam e o interesse pela natureza, típico nessa faixa etária, iniciamos um projeto sobre alimentação saudável, pois percebemos que dentre elas, algumas, tem atitudes negativas frente aos alimentos. Na perspectiva de mudar essa condição e proporcionar a familiarização de alimentos ainda desconhecidos, tanto no físico quanto no paladar, desenvolveremos uma diversidade de atividades que incentivem a descoberta e experimentação, oferendo atividades lúdicas, sensoriais, culinária, jogos, histórias, músicas e estudo do meio. Oportunizando conhecer novos alimentos e sua importância para nosso organismo, assim, despertando o gosto para uma alimentação saudável, além de oferecer momentos de diversão e aprendizagem. Pretendemos trabalhar, também, o desenvolvimento da oralidade, os sentidos e as linguagens, à partir de rodas de conversa e outras atividades que as direcionem por esse caminho.

Trabalharemos com a autonomia e a independência; o desenvolvimento da linguagem oral e corporal; autoconfiança para enfrentar os desafios e lidar com as  frustrações; interação com o outro; o se colocar no lugar do outro; falar sobre respeito às diferenças; ao espaço; aos animais; ao nosso planeta; dentre outros, proporcionando, assim, aos nossos pequenos, a ampliação do conhecimento de mundo, natureza e cultura.
O meio ambiente também é um ponto de grande importância. Considerando que a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, entendemos que é importante iniciar um trabalho que leve ao conhecimento dos alunos a importância de cuidar e preservar o meio ambiente, assim como explorar e descobrir as inúmeras maravilhas que a natureza nos proporciona, começando pelo espaço escolar. Desenvolvendo, assim, o senso crítico investigativo, criativo e autônomo, bem como, a importância de conviver harmoniosamente com a natureza.
O amor ao outro e o respeito às diferenças é umas das lições fundamentais a serem ensinadas desde os primeiros anos de vida. E a melhor forma de passar bons valores para nossas crianças, é pelo exemplo que nós, adultos, transmitimos à elas. O exemplo é um fator importante na construção da identidade dos pequenos.
As crianças precisam compreender que existem diferentes formas de ver o mundo. Precisamos ensiná-las a viver de forma harmoniosa na sociedade, pois existem diferentes culturas e estilos de vida que vão além dos nossos costumes familiares. Todos somos seres incompletos, portanto precisamos um do outro para viver. Aprender sobre o respeito, em geral, é também uma forma com que eles irão guiar suas escolhas e traçar seu futuro.
Esperamos poder contar com sua colaboração e participação para, juntos, atingirmos ao máximo o desenvolvimento dos nossos pequenos.
Atenciosamente
  Angela, Ariane, Cida, Marli e Rose.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário