segunda-feira, 26 de agosto de 2019

CARTA DE INTENÇÕES - Infantil IIC


CARTA DE INTENÇÕES

 

Olá, tudo bem? Esta é nossa carta de intenções para o trabalho com o Infantil IIC para este ano de 2019.

O Infantil IIC é composto por 23 crianças sendo 13 meninas e 10 meninos com idades entre 2 e 3 anos, com 4 educadores: André, Carla, Christopher e Vanessa, trata-se de uma turma bem ativa que gosta de brincar uns com os outros e gostam de propostas de movimento e desafios corporais.

Cada turma é única e com características e necessidades bem peculiares.

No começo do ano tivemos um período de adaptação, sendo que, durante e depois da adaptação observamos uma necessidade do grupo de se alimentar melhor durante as refeições, algumas crianças rejeitavam os alimentos oferecidos aqui na escola, principalmente na hora do almoço e do jantar. Além disso, algumas crianças do grupo precisavam ser estimuladas a comer sozinhas, visto que muitas delas estão habituadas que um adulto lhes dê comida na boca e ao sentar-se a mesa ficavam esperando que alguém as alimentasse.

Pensando nesta necessidade do grupo planejamos realizar neste ano de 2019 um projeto para incentivar as crianças a experimentar novos alimentos, sentir novos sabores, promover a aceitação de alimentos saudáveis e necessários ao desenvolvimento do corpo, com o objetivo de que eles passassem a se alimentar melhor durante as refeições. Estamos trabalhando com rodas de conversa, degustação de alguns alimentos, fazendo algumas receitas culinárias simples com as crianças, cartazes com o registro fotográfico das receitas realizadas com eles, além disso, estamos trabalhando músicas e histórias infantis que incentivam a alimentação saudável.

Sabemos que as crianças aprendem por meio da interação com o outro, por meio das vivências e através do brincar, onde elas elaboram a realidade que as cerca. Sendo assim, as crianças estão aprendendo o tempo todo e com todos, com outras crianças, com os familiares, com os educadores, etc.
             O papel do professor no processo educativo é planejar situações de aprendizagem, por meio da observação e da escuta atenta das crianças, perceber seus interesses, curiosidades e necessidades, mediando o processo de aprendizagem. Organizar espaços e materiais, pensando na faixa etária, de forma a promover as interações entre as crianças.

As principais atitudes e valores que desejamos que as crianças desenvolvam estão relacionadas com aprender a conviver com o outro, respeitar o outro, brincar com o outro, aprender a negociar com os colegas e a construir sua própria identidade, levando em conta suas vivencias de mundo e do ambiente em que vivem. Nesta fase, eles são muito egocêntricos, querem tudo para si, tem dificuldade de compartilhar brinquedos e materiais de uso coletivo, entre outros. Por isso, acreditamos que é essencial aprender a ser solidário, se colocar no lugar do outro, não fazer com os colegas o que eles não gostam que façam com eles, envolvendo o respeito e a eliminação do preconceito.

Promover e motivar a autonomia e a independência nas tarefas que fazem parte da rotina, ampliar o conhecimento de mundo e as tornar capazes de reconhecer o espaço que as cercam, também são eixos importantes neste processo, por isso, estas questões fazem parte do nosso trabalho diário.

                Sem mais encerramos nossa carta e desejamos desenvolver um bom trabalho no decorrer deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário