CARTA
DE INTENÇÕES

O
Infantil IIC é composto por 23 crianças sendo 13 meninas e 10 meninos com
idades entre 2 e 3 anos, com 4 educadores: André, Carla, Christopher e Vanessa,
trata-se de uma turma bem ativa que gosta de brincar uns com os outros e gostam
de propostas de movimento e desafios corporais.
Cada
turma é única e com características e necessidades bem peculiares.
No
começo do ano tivemos um período de adaptação, sendo que, durante e depois da
adaptação observamos uma necessidade do grupo de se alimentar melhor durante as
refeições, algumas crianças rejeitavam os alimentos oferecidos aqui na escola,
principalmente na hora do almoço e do jantar. Além disso, algumas crianças do
grupo precisavam ser estimuladas a comer sozinhas, visto que muitas delas estão
habituadas que um adulto lhes dê comida na boca e ao sentar-se a mesa ficavam
esperando que alguém as alimentasse.
Pensando
nesta necessidade do grupo planejamos realizar neste ano de 2019 um projeto
para incentivar as crianças a experimentar novos alimentos, sentir novos
sabores, promover a aceitação de alimentos saudáveis e necessários ao
desenvolvimento do corpo, com o objetivo de que eles passassem a se alimentar
melhor durante as refeições. Estamos trabalhando com rodas de conversa, degustação
de alguns alimentos, fazendo algumas receitas culinárias simples com as
crianças, cartazes com o registro fotográfico das receitas realizadas com eles,
além disso, estamos trabalhando músicas e histórias infantis que incentivam a
alimentação saudável.
Sabemos
que as crianças aprendem por meio da interação com o outro, por meio das
vivências e através do brincar, onde elas elaboram a realidade que as cerca.
Sendo assim, as crianças estão aprendendo o tempo todo e com todos, com outras
crianças, com os familiares, com os educadores, etc.
O papel do professor no processo educativo é planejar situações de aprendizagem, por meio da observação e da escuta atenta das crianças, perceber seus interesses, curiosidades e necessidades, mediando o processo de aprendizagem. Organizar espaços e materiais, pensando na faixa etária, de forma a promover as interações entre as crianças.
O papel do professor no processo educativo é planejar situações de aprendizagem, por meio da observação e da escuta atenta das crianças, perceber seus interesses, curiosidades e necessidades, mediando o processo de aprendizagem. Organizar espaços e materiais, pensando na faixa etária, de forma a promover as interações entre as crianças.
As
principais atitudes e valores que desejamos que as crianças desenvolvam estão
relacionadas com aprender a conviver com o outro, respeitar o outro, brincar
com o outro, aprender a negociar com os colegas e a construir sua própria
identidade, levando em conta suas vivencias de mundo e do ambiente em que
vivem. Nesta fase, eles são muito egocêntricos, querem tudo para si, tem
dificuldade de compartilhar brinquedos e materiais de uso coletivo, entre
outros. Por isso, acreditamos que é essencial aprender a ser solidário, se
colocar no lugar do outro, não fazer com os colegas o que eles não gostam que
façam com eles, envolvendo o respeito e a eliminação do preconceito.
Promover
e motivar a autonomia e a independência nas tarefas que fazem parte da rotina,
ampliar o conhecimento de mundo e as tornar capazes de reconhecer o espaço que
as cercam, também são eixos importantes neste processo, por isso, estas
questões fazem parte do nosso trabalho diário.
Sem mais encerramos nossa carta e
desejamos desenvolver um bom trabalho no decorrer deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário