segunda-feira, 26 de agosto de 2019

CARTA DE INTENÇÕES - INFANTIL I C



NOSSA CARTA DE INTENÇÕES PARA A TURMINHA DO INFANTIL I C - 2019

 

Olá, tudo bem com você?

Por aqui, a nossa turminha do Infantil I C está ótima, fazendo diferentes descobertas a cada dia!

Nossa sala é formada por dezenove crianças, sendo onze meninos e oito meninas, cujas idades, no início do presente ano letivo, compreendiam de um ano e dois meses a dois anos e um mês.

Lançando mão da documentação pedagógica (a saber: observação, registro, avaliação e redirecionamento dos fazeres pedagógicos), nós, os educadores da turma - Karina, Cintia, Magali e Christopher – procuramos rascunhar nossas intenções em relação ao trabalho com os pequenos, atentando-nos às representações e às diferentes linguagens de nosso agrupamento.

Conscientes e cientes do relevante papel que desempenhamos, temos clareza de que trabalhamos com seres pequenos, em tamanho, mas enormes em sua ânsia por aprenderem, contextualizarem e internalizarem a realidade em que se encontram inseridos.

O adiantar do ano letivo já nos possibilita fazer apontamentos acerca do perfil do grupo, sublinhando suas demandas, saberes e curiosidades. Além disso, enquanto apuramos o olhar em relação aos nossos pequerruchos, somos levados a perceber que a diversidade e a singularidade convivem lado a lado, sendo cada criança uma oportunidade – para ela e para os demais – de aprender com o outro, levando-se em conta as interações e as diferentes vivências oportunizadas.

Assim sendo, pretendemos que a nossa turma se aproprie das múltiplas linguagens – dentre elas: a gestual, a verbal, a experimental, a musical, a cognitiva, a plástica e a estética – percebendo a ESCOLA como um espaço de descobertas, de aprendizagens e de troca de experiências.

Nossos pequenos têm indiscutíveis potencialidades para criarem e transformarem diferentes contextos, sejam eles nas brincadeiras simbólicas, nas negociações de brinquedos, durante os recontos de história, nas vivências das Rodas de  Degustação, enfim, concebemos nossas crianças como protagonistas de suas ações e escolhas, à medida que planejamos propostas individuais e coletivas, em que a sua participação seja imperativa, ou seja, nós, os adultos mais experientes, somos as estruturas de apoio do processo, não obstante, os verdadeiros autores da construção desses conhecimentos são as crianças.

Tendo como premissa que o trabalho com a Educação Infantil, em especial, com crianças tão pequenas, como é o nosso caso, deve se pautar na ludicidade, validamos que o BRINCAR deve ser o carro chefe de todas as vivências. Sendo assim, precisamos atuar como facilitadores, criando situações nas quais as crianças possam buscar, por si mesmas, a superação de seus desafios.

Nessa perspectiva, nós acompanharemos os momentos de descobertas da turma, fomentando, nos pequenos, o gosto pelas práticas sociais da leitura e da escrita; o apreço pela gama de propostas artísticas; o interesse por situações que desafiem as limitações do próprio corpo; a curiosidade pelas integrações e interações. Dessa forma, nossas práticas, junto às crianças, pretendem explorar os mais variados recursos, tais como: Rodas de Conversa; organização de tempos e de espaços para as propostas lúdicas; momentos para registros, ora individuais, ora coletivos; contação de histórias; participação em Rodas de Música; apreciação de diferentes materiais audiovisuais, além de uma gama de vivências acerca dos projetos pensados para a nossa turminha, dentre eles: “Despertando o olhar pelos caminhos da ARTE”; “Mergulhando no Fundo do Mar” e “Degustação, Sensação e Experimentação”. Os referidos projetos subsidiarão nossas práticas, ampliando os conhecimentos de mundo, da natureza e da cultura, por parte das crianças. Além disso, possibilitarão um trabalho que suscite o interesse pelo meio ambiente; pelas artes plásticas; pelos diferentes paladares, cheiros e texturas, estimulando o pensamento e integrando as várias dimensões da personalidade afetiva, social, motora e cognitiva.

        Em síntese, nossas ações pedagógicas almejam partir dos saberes já construídos pelo grupo, buscando avançar na construção de conhecimentos outros, por meio de estratégias que provoquem a curiosidade infantil, respeitando o tempo e as especificidades de cada criança, sem ocupar-se de propostas meramente antecipatórias, que relegam, à criança, o papel de apenas expectadora de suas aprendizagens.

Por fim, vale reiterar que a nossa intenção é oferecer, ao Infantil I C, experiências ricas, prazerosas e carregadas de sentidos e significados.

Embarquem conosco nessa aventura!

  

Beijos carinhosos,

Karina, Cintia, Magali e Christopher

 

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