Olá, tudo bem com você?
Por aqui, a nossa
turminha do Infantil I C está ótima, fazendo diferentes descobertas a cada dia!
Nossa sala é formada
por dezenove crianças, sendo onze meninos e oito meninas, cujas idades, no
início do presente ano letivo, compreendiam de um ano e dois meses a dois anos
e um mês.
Lançando mão da
documentação pedagógica (a saber: observação, registro, avaliação e
redirecionamento dos fazeres pedagógicos), nós, os educadores da turma - Karina,
Cintia, Magali e Christopher – procuramos rascunhar nossas intenções em
relação ao trabalho com os pequenos, atentando-nos às representações e às
diferentes linguagens de nosso agrupamento.
Conscientes e cientes
do relevante papel que desempenhamos, temos clareza de que trabalhamos com
seres pequenos, em tamanho, mas enormes em sua ânsia por aprenderem, contextualizarem
e internalizarem a realidade em que se encontram inseridos.
O adiantar do ano
letivo já nos possibilita fazer apontamentos acerca do perfil do grupo,
sublinhando suas demandas, saberes e curiosidades. Além disso, enquanto
apuramos o olhar em relação aos nossos pequerruchos, somos levados a perceber
que a diversidade e a singularidade convivem lado a lado, sendo cada criança
uma oportunidade – para ela e para os demais – de aprender com o outro,
levando-se em conta as interações e as diferentes vivências oportunizadas.
Assim sendo,
pretendemos que a nossa turma se aproprie das múltiplas linguagens – dentre
elas: a gestual, a verbal, a experimental, a musical, a cognitiva, a plástica e
a estética – percebendo a ESCOLA como um espaço de descobertas, de
aprendizagens e de troca de experiências.
Nossos pequenos têm
indiscutíveis potencialidades para criarem e transformarem diferentes
contextos, sejam eles nas brincadeiras simbólicas, nas negociações de
brinquedos, durante os recontos de história, nas vivências das Rodas de Degustação, enfim, concebemos nossas crianças
como protagonistas de suas ações e escolhas, à medida que planejamos propostas
individuais e coletivas, em que a sua participação seja imperativa, ou seja,
nós, os adultos mais experientes, somos as estruturas de apoio do processo, não
obstante, os verdadeiros autores da construção desses conhecimentos são as
crianças.
Tendo como premissa que
o trabalho com a Educação Infantil, em especial, com crianças tão pequenas,
como é o nosso caso, deve se pautar na ludicidade, validamos que o BRINCAR deve
ser o carro chefe de todas as vivências. Sendo assim, precisamos atuar como
facilitadores, criando situações nas quais as crianças possam buscar, por si
mesmas, a superação de seus desafios.
Nessa perspectiva, nós
acompanharemos os momentos de descobertas da turma, fomentando, nos pequenos, o
gosto pelas práticas sociais da leitura e da escrita; o apreço pela gama de
propostas artísticas; o interesse por situações que desafiem as limitações do
próprio corpo; a curiosidade pelas integrações e interações. Dessa forma,
nossas práticas, junto às crianças, pretendem explorar os mais variados recursos,
tais como: Rodas de Conversa; organização de tempos e de espaços para as propostas
lúdicas; momentos para registros, ora individuais, ora coletivos; contação de
histórias; participação em Rodas de Música; apreciação de diferentes materiais
audiovisuais, além de uma gama de vivências acerca dos projetos pensados para a
nossa turminha, dentre eles: “Despertando
o olhar pelos caminhos da ARTE”; “Mergulhando
no Fundo do Mar” e “Degustação,
Sensação e Experimentação”. Os referidos projetos subsidiarão nossas
práticas, ampliando os
conhecimentos de mundo, da natureza e da cultura, por parte das crianças. Além
disso, possibilitarão um trabalho que suscite o interesse pelo meio ambiente;
pelas artes plásticas; pelos diferentes paladares, cheiros e texturas, estimulando o pensamento e integrando as várias dimensões
da personalidade afetiva, social, motora e cognitiva.
Em
síntese, nossas ações pedagógicas almejam partir dos saberes já construídos
pelo grupo, buscando avançar na construção de conhecimentos outros, por meio de
estratégias que provoquem a curiosidade infantil, respeitando o tempo e as
especificidades de cada criança, sem ocupar-se de propostas meramente
antecipatórias, que relegam, à criança, o papel de apenas expectadora de suas
aprendizagens.
Por fim, vale reiterar
que a nossa intenção é oferecer, ao Infantil I C, experiências ricas,
prazerosas e carregadas de sentidos e significados.
Embarquem conosco nessa
aventura!
Beijos carinhosos,
Karina, Cintia, Magali e Christopher
👏👏👏👏
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